Motivação na Prática

Tornar e manter a equipe motivada são objetivos que devem ser contínuos dentro de uma organização, visto a importância disso, diversos pensadores desenvolveram conceitos e teorias a respeito do assunto, mas é necessário que exista a aplicação na prática, afinal diferentes pessoas possuem diferentes tipos de motivação.

Na Alexandre Piazza- Recursos Humanos & Cia realizamos o serviço de diagnóstico da situação atual, independente do serviço prestado, afinal acreditamos que só é possível melhorar algo, se pesquisarmos e reconhecermos qual o real problema, para assim solucionar de maneira assertiva.

Abaixo, apresentamos algumas das principais teorias relacionadas à motivação e como um líder pode aplicá-las ou usar para identificar em cada um dos seus servidores:

1- É impossível falar sobre esse assunto e não começar com a Pirâmide de Maslow, da Teoria da Hierarquia das Necessidades, afinal é o teórico mais conhecido, e suas ideias são adicionadas a várias áreas do conhecimento, desde recursos humanos, marketing, psicologia, entre outros.

Segundo Maslow uma pessoa só deve começar a buscar a satisfação em segurança, após ter todas as necessidades fisiológicas satisfeitas, após isso, só busca as necessidades sociais, após as necessidades de segurança satisfeitas, e assim por diante, até que a pessoa finalmente esteja na fase das necessidades de auto-realização satisfeitas.

Fisiológicas > Segurança > Sociais > Estima > Auto-realização.

É interessante considerar tais ideias, pois cada funcionário encontra-se em um nível diferente da pirâmide, portanto, necessitam de motivações diferentes.

2- Alderfer, autor da Teoria ERC, utiliza-se dos conceitos de Maslow como base, entretanto, agrupa-os em três necessidades básicas:

-Existência: fisiológica e segurança;

-Relacionamento: Social e de Estima;

-Crescimento: Auto-estima e Auto-realização.

-Acrescentando ainda o princípio da frustração-regressão.

Ao agrupar tais necessidades, podemos trabalhar de maneira mais rápida, e formar somente 3 grupos de pessoas, assim tornando o reconhecimento das necessidades e supri-las mais fácil, podendo ocorrer por meio de análises, entrevistas individuais, diagnósticos ou dinâmicas em grupo.

3- Na Teoria das Necessidades Aprendidas, de McClelland, está ligado ao conceito de aprendizagem, e as necessidades humanas são adquiridas ao longo de suas vidas, com foco em 3:

-Realização (desejo de ser excelente);

Poder (desejo de controlar e influenciar os outros);

Afiliação (desejo de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros).

Da mesma maneira, compreender esses desejos pode auxiliar ao líder da equipe a escolher um novo gerente, ou selecionar o responsável pela organização de algum evento, afinal essa será a maneira como tal profissional se sente motivado, e portanto, irá realizar melhor a tarefa.

4- Teoria do Estabelecimento de Objetivos, de Edwin Locke, que como o próprio nome diz, está focada no estabelecimento de objetivos:

-Objetivos mais difíceis, conduzem melhor desempenho, se comparado aos menos difíceis;

-Objetivos muito difíceis ou impossíveis, o desempenho fica comprometido;

-Objetivos específicos motivam mais do que os vagos;

-Objetivos em que os liderados participam do processo, há maior comprometimento, maior motivação e desempenho;

Locke ainda estabelece quatro métodos principais para motivar as pessoas:

-Dinheiro;

-Estabelecimento de Objetivos;

-Participação;

-Redesenho de cargos.

5- Teoria do Reforço, ou ainda, lei do efeito, de Thorndyke, estabelece quatro estratégias de modificação do comportamento organizacional:

-Reforço Positivo;

-Reforço Negativo;

-Punição;

-Extinção.

Muitas são as teorias e as maneiras de colocar em prática e motivar os servidores de uma organização, entretanto, identificar o cenário em que se encontra a situação atual é possível com o serviço de consultoria especializada da Alexandre Piazza – Recursos Humanos & Cia. Para entrar em contato acesse alexandrepiazza.com.br/ ou ainda, por meio de Ligação ou Whatsapp (11) 94492-2417, ou e-mail atendimento@alexandrepiazza.com.br.

Leave a Reply